Buscar

VOCÊ ESTÁ FAMILIARIZADO COM O DESIGN COLABORATIVO?

Uma mistura de conceitos estéticos de design residencial e de interiores trazidos para espaços comerciais, o design colaborativo causa impacto.


Assumindo as rédeas do design de escritório, o design colaborativo soa cada vez mais como uma proposta tentadora de espaços. Não é difícil rastrear a origem do termo, visto que vem da colaboração das palavras 'residencial' e 'comercial', criando uma palavra nova, chique e atraente, que denota uma fusão única de conforto doméstico e design funcional para o escritório.


As pessoas mais vanguardistas do setor estão constantemente, todos os dias, buscando mais espaços para o trabalho em casa, por isso, mais cedo ou mais tarde, criaria uma palavra que se encaixasse nesses novos conceitos.


Adaptação de espaços de trabalho a um design colaborativo facilmente alcançado através do uso de soluções de assento mais confortáveis, muitas plantas de interior (design biofílico), iluminação mais quente que lembra o sol e decoração emoldurada para as paredes. A paleta de cores visa cores mais domésticas, conseguindo assim uma adaptação eficaz do espaço para o tornar mais aconchegante e a par das tendências actuais dos interiores comerciais.


O toque especial do design colaborativo está nos pequenos detalhes. A personalização do espaço é fundamental, desde enfeites estampados a tapetes e almofadas, e tudo o que é estritamente necessário para transformar o escritório em uma casa aconchegante.


As vantagens do design colaborativo vão além de simplesmente adaptar o espaço de trabalho em um ambiente doméstico, há muitos benefícios em optar por este esquema de design revolucionário. Sua característica mais benéfica é proporcionar ao empregado felicidade e bem-estar mental, criando uma força de trabalho mais saudável e satisfeita, capaz de alcançar os melhores resultados em suas obrigações diárias.


Entre em contato e consulte nossas opções colaborativas em harmonia com mobiliários de alto padrão.


Por que você deve ter uma área de descanso?


As áreas de descanso são basicamente um espaço aberto onde funcionários e visitantes podem ficar separados de sua estação de trabalho normal, proporcionando um ambiente diferente onde eles podem relaxar, ter reuniões informais, fazer uma pausa em suas telas e se divertir um pouco antes de voltar para o ação.


Para locais onde as leis de segurança do trabalhador exigem que os funcionários tenham permissão para fazer pausas durante o dia, esses tipos de locais são os espaços perfeitos para dar aos trabalhadores um momento para se concentrar e desfrutar de algum tempo entre as tarefas.


E mesmo que para algumas pequenas empresas possa parecer um uso supérfluo de espaço e recursos, o impacto que este tipo de gesto pode ter no desempenho de uma força de trabalho não pode ser subestimado ou subestimado.



Eficiência por meio do descanso, trabalho em equipe por meio do conforto


Ao considerar trabalhos que exigem esforços físicos, como construção ou transporte, é muito mais fácil entender a necessidade de descanso entre longos períodos de ação. Afinal, nosso corpo nos envia sinais claros sempre que forçamos nossa capacidade de carregar peso ou usar nossos músculos.


Conseqüentemente, nossa mente funciona quase da mesma maneira, embora os sinais possam não ser tão claros instintivamente: colocamos pensamento, atenção e esforço criativo no trabalho que fazemos em um escritório, e mesmo o melhor e mais preparado de nós não pode operar com eficiência máxima durante todo o dia.




Ter um local acessível onde os funcionários possam 'se desconectar' por um curto período e deixar suas mentes vagarem pode ser muito mais benéfico do que pode parecer à primeira vista para um gerente que está preocupado em minimizar distrações.



Esse momento no tempo é o equivalente mental de tirar um momento para respirar e se acalmar após uma longa corrida. Se você realmente deseja fazer as coisas bem e em um cronograma eficiente, é necessário definir um bom ritmo que alterne trabalho e descanso, e as áreas de descanso são uma ferramenta essencial nesse processo.



Outro benefício muito importante para as áreas de descanso é a criação de um espaço informal que não só quebra a monotonia de um ambiente de escritório, mas também estimula a interação, conversas amigáveis ​​e uma sensação geral de conforto e positividade.



O objetivo aqui é permitir um ambiente mais descontraído que contribua para melhorar o estado de espírito de todos os que habitam este espaço, aplicando ideias de design de interiores inteligentes. Trabalhar em um espaço que é amigável e convidativo em vez de rígido e tenso é mais do que apenas uma tendência provocada pelas “vibrações milenares” de startups de tecnologia; é uma forma comprovada e confiável de melhorar a eficiência média de seus funcionários.


Informalidade Profissional


O que se passa na criação de um espaço de pausa?


Uma coisa importante a se considerar ao projetar uma dessas áreas é se manter fiel à identidade e atitude de sua empresa, evitando as armadilhas e clichês em que muitas empresas inevitavelmente caíram.


Por exemplo, uma das tendências frequentemente atribuídas a empresas iniciantes é a das mesas de pingue-pongue, que vão desde uma mesa de jogo regular que funciona como uma superfície de jantar a mesas de conferência reais projetadas para realizar competições de pingue-pongue após o expediente.


O uso dessas mesas foi tão difundido como um elemento de espaço de descanso para essas empresas que, quando alguns começaram a notar uma queda nas vendas de mesas, isso foi visto como um indicador de ruína para a indústria de tecnologia do Vale do Silício.


Seria muito simplório pensar em um espaço de descanso apenas como um lugar para colocar uma mesa de jogo. Mesmo que esses tipos de elementos possam interferir nisso, você também deve considerar o tipo de personalidade que está cultivando tanto para o mundo exterior quanto para seus funcionários.


Móveis interessantes como os sofás pix's disponibilizados pela Tmobili, aliadas a um escritório que vai além das formalidades, irão se confort´veis para longos descansos ao mesmo tempo que permitem ser utilizadas para reuniões informais com colaboradores e clientes.


Este tipo de layout pode ser alcançado por todas as empresas, independente do porte ou orçamento. O único componente necessário é um espaço disponível que pode ser combinado com o mobiliário e design adequados. Não se assuste se não conseguir colocar uma tela de TV gigante ou um jogo de mesa para todo o escritório naquela pequena área que você tem disponível.


A única coisa que um espaço de descanso realmente precisa é se tornar um espaço acolhedor para que qualquer pessoa da empresa faça uma pausa e desfrute de um pequeno oásis de seu tempo na frente de uma tela.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo